29.3.10

Sobre a filial carioca do restaurante Eñe, dos gêmeos Torres

Em 2007, os badalados gêmeos catalães Sergio e Javier Torres, responsáveis pela cozinha do Dos Cielos, em Barcelona, lançaram-se além-mar, abrindo no Brasil, mais especificamente em São Paulo, o restaurante Eñe. A idéia era propor uma leitura moderna da cozinha espanhola. Em 2009, foi a vez de o Rio de Janeiro receber uma filial da casa, instalada no Hotel Intercontinental. Já estive no Eñe algumas vezes (uma delas na matriz paulistana, as outras na filial carioca) e confesso que, em nenhuma, saí propriamente entusiasmada pela cozinha dos gêmeos.

Devo dizer que o cenário do Eñe carioca é inspirador. A casa fica praticamente debruçada sobre as areias da praia de São Conrado.

O arquiteto Juan Pablo Rosenberg fez o dever de casa direitinho e projetou um salão que, além de lindo, não poderia estar mais integrado à natureza ao redor, o que se percebe melhor à luz do dia. Eu, que já tinha achado incrível o salão à noite, fiquei encantada com a beleza do restaurante no horário de almoço. Os janelões de vidro permitem que a luz natural invada o ambiente e a paisagem se faça ainda mais presente. Come-se praticamente dentro do mar de São Conrado... A orla do Rio de Janeiro, tão mal aproveitada, precisa de mais restaurantes que a valorizem assim.

O couvert trouxe deliciosas chistorras, linguicinha espanhola que me tira do sério...

Seguimos com uma seleção de tapas calientes. A famosa e boa versão das batatas bravas (que me parecem inspiradas nas de Sergi Arola, embora eu ainda não as tenha experimentado...). Mais uma versão de uma tapa tradicional, o polvo à galega, esta, no entanto, não tão bem sucedida. A batata estava insossa, o polvo também pedia um pouco mais de sabor. E puxar os dois juntos no palitinho não era das tarefas mais fáceis, talvez porque a batata estivesse al dente demais...

As croquetas de jamón estavam uma verdadeira delícia. E os ravioles de castanha com foie gras eu continuo achando uma das melhores coisas da casa.

Justificar

Para o principal, pedimos arrozes. Arroz negro com lulas e lagostins. Arroz de pato com feijão Santarém. Muito bons. Nada excepcional.

Para encerrar, turrón gelado com amêndoas, que achei muito gostoso, mas diria que faltou algum complemento que não apenas os fios de caramelo riscando o prato (aliás, num tipo de apresentação que acho que já deu o que tinha que dar...). E a surpreendente esfera de chocolate com café e laranja. Ao servir, o garçom derrama sobre o chocolate um molho quente de café que vai, aos poucos, perfurando a cúpula. Dentro, um leve chantilly e perfumados gomos de laranja. Divertida e saborosa, seria ainda melhor se o molho fosse mais espesso e com sabor de café mais concentrado.

Saí do Eñe feliz em poder almoçar inserida naquele cenário sensacional, mas com a mesmíssima sensação das outras visitas. A de que se trata de um bom restaurante e apenas isso. Aos meus olhos, nada de extraordinário. Talvez a dificuldade seja minha, mas até hoje, ainda não consegui enxergar os atributos que justifiquem certos elogios rasgados da crítica. Quem sabe o tempo ainda me convença do contrário...


Eñe – Av. Prefeito Mendes de Moraes 222
(no hotel Intercontinental) – São Conrado
www.enerestaurante.com.br


Bookmark and Share

Um comentário:

  1. Eu fui no rest e me decepcionei muito. As porções são minusculas. Não recomendo pois vc sai com fome do rest.

    ResponderExcluir