25.3.10

Insólito: o mais chique hotel de Búzios, da condessa Emmanuelle de Clermont Tonnerre


Por Alexandra Forbes, colaboração especial

Búzios.... duas horinhas de estrada do Rio, mas um mundo de diferença. Hoje completamente transformado, o antigo vilarejo de pescadores tem pedaços lindos, outros nem tanto, desenvolvidos demais e sem cuidado estético.

Tenho muita curiosidade de conhecer o hotel atualmente considerado o mais chique de Búzios. É chique por bom motivo: a dona é a condessa Emmanuelle Meeus de Clermont Tonnerre, que passou a infância nos castelos das famílias materna (Esquelbecq) e paterna (Bertanges). Casada com o magnata belga Philippe Meeus, que tem negócios no ramo etílico (etanol puro e também bebidas), ela se apaixonou pelo Brasil sete anos atrás – por isso abriu um hotel butique em Búzios, o Insólito.

O hotel tem vista para a Praia da Ferradura e quartos temáticos inspirados na cultura brasileira. A arquitetura original é de Otavio Raja Gabaglia, com reforma de Luis Fernando Grabowski. Anouck Barcat e Maneco Quinderé cuidaram do paisagismo e da iluminação. A decoração é assinada pela própria Emmanuelle.

O chiquê ali é total: roupões e lençóis de algodão egípcio Trussardi,  chaveiros assinados pela grife Francesca Romana Diana, tevês imensas e iPods nos quartos, etc.

O Insólito tem duas piscinas à beira-mar (uma de água doce e outra de água salgada), saunas seca e a vapor, ofurô, jacuzzi e salas de ginástica e massagem.

Todos os quartos dão para o mar. As top suites são:

- SUÍTE ORFEU DA CONCEIÇÃO

Inspirada na peça homônima escrita por Vinicius de Moraes, em 1954, com trilha sonora de Tom Jobim.



 E a vista da suíte:







SUÍTE O GUARANI – Inspirada na ópera de Carlos Gomes. Uma fotografia de raiz de árvore da etnóloga Claudia Andujar é peça central do décor.

 







No fim de 2009 foi inaugurado um lounge com cabine de DJ e deck gigantesco cercado de plantas tropicais. Tendas marroquinas e banheiras de ofurô completam o look.


Insólito
Praia da Ferradura – Rua E1 - Lotes 3 e 4
Condomínio Atlântico
Búzios
Tel.  +55 22 2623 2172

Nenhum comentário:

Postar um comentário