6.4.10

Búzios off-season: um oásis de tranqüilidade à beira-mar.

por Antonella Kann
Muita gente tem saudades do tempo em que Búzios era apenas uma aldeia à beira-mar, emoldurada por casinhas coloridas alinhadas na orla de praias desertas de areia branca. As poucas ruas existentes eram de terra batida, não tinha luz elétrica e quase não havia movimento nesta bucólica comunidade de pescadores.

Durante a alta temporada, que vai de dezembro a março, a vila fica irremediavelmente abarrotada de turistas. No Natal, Ano Novo, Carnaval e fins-de-semana prolongados que se alastram ao longo deste período, é quase impossível encontrar vaga em qualquer estabelecimento sem reserva antecipada. Imensos transatlânticos despejam diariamente seus visitantes na praia da Armação e na dos Ossos, há engarrafamentos por todos os lados e seja lá onde for é complicado estacionar. As butiques, que ostentam griffes famosas e exibem os últimos lançamentos fashion, atiram os preços na estratosfera. Além disso, as belíssimas praias que ornamentam Búzios estão sempre cheias de gente. E, é inevitável, a superlotação eleva as tabelas dos hotéis e restaurantes.


Mas basta esperar o fim do verão para reviver Búzios à moda antiga. A partir do mês de abril até a véspera do Natal, o lugar volta a ser um oásis de tranqüilidade ao mesmo tempo em que oferece uma agradável fusão entre o alto padrão de infra-estrutura turística com aquela deliciosa atmosfera do vilarejo de outrora. Os grandes transatlânticos já deletaram Búzios de sua rota, os veranistas desocuparam as praias deixando-as praticamente desertas, não há mais filas nos restaurantes e as pousadas oferecem pacotes muito interessantes.


A baixa estação em Búzios, que coincide com o outono e o inverno, também traz uma outra vantagem: o tempo ameno. Graças ao seu micro-clima, durante o dia a temperatura continua na casa dos 25 graus, ideal para garantir um mergulho no mar e um bronzeado saudável, e à noite faz um friozinho gostoso, propício ao romance num terraço aconchegante e induz aos prazeres gastronômicos e à degustação de um bom vinho em um dos inúmeros restaurantes, lounges e bares da cidade. E se quiser variar, não faltam opções para se divertir em Búzios, pois pode-se escolher entre passeios de barco, cavalgadas, caminhadas, aluguel de buggies, tours organizados, cinema, livraria, cyber café e o farto comércio que usualmente não fecha antes da meia-noite.



No entanto, nem tudo consta no mapa deste balneário: alguns endereços são mantidos em segredo, como é o caso do restaurante O Quintal, em Manguinhos. O proprietário e dublê de chef Nelsinho recebe os comensais em sua própria casa e pilota o fogão à vista de todos. Decidiu manter a privacidade e sequer alardeia o seu telefone. Para saborear as delícias que prepara na hora, inspirado pelas suas raízes portuguesas e italianas, é imprescindível fazer reservas, pois apenas 40 pessoas são contempladas por noite, e isso só de quinta a sábado. E para obter o número, o único jeito é perguntar a alguém que já teve o privilégio de degustar o requintado macaquito de camarões, uma receita preparada com creme e de banana da terra e servida com farofa de biju!




Mas o que mais seduz o turista em Búzios são todas aquelas praias paradisíacas, para pegar ondas ou praticar esportes aquáticos, paquerar, comer e beber. A praia de Geribá é imbatível e a freqüência eclética fez desta longa faixa de areia branca uma das mais procuradas da cidade. A minúscula praia do Forno é intimista e o mar sempre calmo é ideal para banhistas. A Praia da Ferradura, aconchegante apesar de suas dimensões, atrai um público mais requintado e conservador. A massagem à beira d´água é um experiência para quem idealiza um momento de relaxamento.




Manguinhos e a Rasa ainda conservam traços selvagens e costumam estar vazias, mesmo que esta última contempla os aficionados de kite surf e windsurfe. A encantadora praia dos Ossos é a favorita dos pioneiros de Búzios.




Para fugir da massa, e se deparar com algo diferente, só mesmo indo até a Olho de Boi, uma praia naturista alcançada a pé através de uma trilha íngreme. Ainda restam muitas outras que merecem ser mencionadas nem que seja para apreciar os seus nomes inusitados, como a Tartaruga, a Azeda ou a Tucuns, todas lindas. Mas, o melhor mesmo é conferir pessoalmente e descobrir qual é a “sua praia“.








































Bookmark and Share



















Nenhum comentário:

Postar um comentário