4.3.10

Don Pascual é um restaurante com quartos, uma proposta diferente na zona oeste do Rio.



por Antonella Kann

Já ouviu falar na expressão “restaurante com quartos” ? Pois é. Anda na moda, do outro lado do mundo, os tais “restaurants with rooms”. Mas o que é, exatamente? Uma pousada pode ou não ter um restaurante, e em geral um restaurante serve apenas para...comer bem, de preferencia. Um restaurante com quartos faz uma fusão entre a gastronomia e a hotelaria.

E´ justamente o caso do Don Pascual, que não chega a ser uma pousada, no sentido literal e exclusivo da palavra, e nem tampouco apenas um restaurante: é um lugar para se comer bem e, de quebra, ficar para dormir. E quando digo dormir, isso não significa que precisa necessariamente passar a noite toda hospedado, pode ser uma siesta depois do almoço que se prolonga até o anoitecer, numa suíte confortável, aconchegante, com televisão, secador de cabelos, frigobar e até roupões felpudos.

Deu para entender? Ou seja, um programa corriqueiro como ir almoçar fora de casa passa a ser, desta forma, uma idéia romântica, que vai fugir da mesmice e ao mesmo tempo vai fazer voce curtir o Rio num clima diferente.

O Don Pascual se encaixa bem nessa definição de restaurante que oferece quartos para a sua clientela. Ou seja, quem encontra o caminho no labirinto de Vargem Grande, próximo à Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, vai se deparar com um sítio bucólico que abriga um estabelecimento muito especial.

O ambiente desta casa de campo é rústico, a decoração lembra a de uma fazenda do interior, com sauna, piscina e um varandão coberto onde se pode sentar para apreciar o silencio lendo um bom livro ou tomando uma taça de vinho. O pé direito é alto, há uma lareira no lounge para os dias mais frios do inverno e um pátio externo emoldurado por muito verde. Ali fica o salão, o restaurante com pequenas mesas quadradas de madeira, onde se acomodam os comensais. Ainda tem um outro recinto separado que serve de pizzaria, com um simpático forno a lenha. Não faltam cantinhos para garantir a privacidade de quem prefere se isolar.




Don Pascual é o refúgio para escapar da civilização sem enfrentar os habituais percalços. O proprietário, Cláudio Kovachy, uruguaio radicado no Brasil há mais de vinte anos, sentiu que havia espaço para atender a uma demanda daquelas pessoas que, não querendo pegar estradas ( leia-se engarrafamentos!) para passar finais de semana fora do Rio, ou que não gostam de lugares cheios, ou que detestam vida de clube, estariam felizes com uma opção diferente. Então, reformou a sua propriedade para construir apenas 5 suítes, oferecidas para pernoites ou meia-pensão. Abriu seu restaurante para café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar, introduziu música ao vivo no final de semana e ainda criou um programinha de recreação para divertir as crianças – de graça, enquanto os pais curtem um banho de piscina e uma sauna.



No quesito gastronomia, o Don Pascual oferece uma cozinha variada e saborosa, com destaque para a paella. Porém, desde o seu couvert , composto de mini croissants feitos em casa, pasta de tomate, geléia de abacaxi com pimenta e pasta de roquefort, dá para a gente perceber que existe muita dedicação. Uma adega de 106 rótulos e um menu executivo para a hora do almoço ( cuidado, a siesta é contagiosa!!!) só reforçam uma idéia que tem tudo para dar certo.





Completamente fora do circuito turístico badalado, o Don Pascual está localizado numa região pouco explorada, onde a gente se sente imediatamente dépayisé , como diriam os franceses. E´ que Vargem Grande não sucumbiu ao ritmo estressante dos bairros vizinhos da Barra, Recreio e Jacarepaguá, e parece muito mais um recanto da roça: estrada de terra esburacada, charretes puxadas a cavalo transitando na maior calma, pessoas sentadas na beira da rua observando a vida passar...e isso a menos de vinte minutos das descoladas praias da Macumba e Prainha, sem dúvida duas das mais paradisíacas do Rio.






Don Pascual Pousada e Restaurante
Estrada do Sacarrão 867 casa 12 VARGEM GRANDE
Tel. 21- 2428 6237 www.donpascual.com.br
Abre diariamente para café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar. Almoço executivo durante a semana. Música ao vivo nos finais de semana.




A praia da Macumba fica a cerca de 20 minutos do Don Pascual

























































Bookmark and Share
















3 comentários:

  1. no domingo à noite conheci o pianista Sebastin, que é residente do Dom Pacual, quando fui dar uma palinha no show do cantor Marcio Rangel, no Buteco do Recreio. ele me falou muito bem do local.
    estou curiosa para conhecer..
    FLAVIA SAOLLI
    cantora
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Há um tempo atras, tive o prazer de conhecer este lugar.
    É descontraido, romântico, prazeroso e tem uma carta de vinhos muito especial.
    Ja voltei algumas vezes, pena que não consegui um lugar para pernoite. Sempre lotado.
    Beijos
    Maria Lima

    ResponderExcluir
  3. Antonella,

    Gostei muito do seu blog, qdo voltar me hospedarei no Don Pascual. Achei sensacional!
    Cesar

    ResponderExcluir