29.3.10

Artesanato na serra revela talentos desconhecidos.

por Antonella Kann

Decididamente, acho que estou me convencendo a passar longe dos ovos de chocolate nesta Páscoa e, pior de tudo, tentando convencer outras pessoas a fazer igual. Assim, fico matutando quais seriam as alternativas para fugir da mesmice e presentear a quem de direito com alguma coisa que não tivesse cacau como ingrediente. E de preferencia, nada comestível.


Me veio à mente uma artesã chamada Maria, dona do Ateliê Maria 2000. Conheci essa simpática moça há alguns anos, desde que esbarrei acidentalmente no seu primeiro ateliê que ficava à beira da estradinha sinuosa de Araras, mas ainda assim longe de olhares curiosos.

De cara, gostei imensamente do seu trabalho, pois expressa um talento genuíno e sem pretensões, absurdamente brasileiro. As minhas peças favoritas são os imensos bonecos em papel machê, em geral personagens folclóricos, como a tradicional baiana segurando uma bandeja. Levei a minha para morar na cozinha do Rio, e uso para colocar frutas, fica um charme...


Além disso, Maria confecciona pequenas estatuetas representando santos, aqueles que vivem na boca do povo, tipo Santo Antonio, e também umas marionetes que são uma formosura só. O interessante é que voce pode pendurá-las numa viga ou numa parede, enfeitar uma prateleira - juntar o Padre com a Freira, por exemplo.


Mas onde eu queria chegar, é que dá para encomendar à artesã um modelito personalizado para dar de presente a um amigo ou amiga, ou até mesmo para o Maridão. Imagine uma criatura com algumas de suas características: óculos, barba, cabelo grisalho, barrigão, vestindo a camiseta do seu time de futebol, segurando uma vara de pescar...enfim, use a imaginação e deixe que a talentosa Maria crie. E a criação, garanto, sai ainda melhor do que voce podia imaginar.


Atualmente, Maria continua trabalhando meio “off-road”, o que significa que ela apenas se mudou para mais pertinho do centro de Araras, mas ainda mantém seu ateliê um pouco escondidinho, um pouco afastado da beira da estrada. Numa casinha rústica, ela coloca em display as suas mais diversas obras de arte e artesanato, reciclando latas, garrafas e outras cositas mais. Vale a pena ir visitar este cantinho cheio de objetos coloridos e idéias originais. Com certeza voce vai acabar encontrando alguma coisa pra dar na Páscoa . Quem sabe voce encomenda uns ovos de papel machê....

Maria 2000
Estrada Bernardo Coutinho 1717, Araras
24 2225 8495
Maria2000_10@bol.com.br

Um comentário: