28.9.09

Restaurante Mok, no Leblon: mais que um sake bar


O Mok Sakebar é a última das novidades da badalada rua Dias Ferreira, no Leblon. O nome sugeriria um lugar onde buscar prazer somente em saquês e outras bebidinhas, sem nenhuma pretensão gastronômica. Mas se engana quem pensar que o Mok é apenas isso. A casa tem um bom cardápio com inspiração asiática, sem esconder os toques da culinária francesa, garantidos pelo chef Pierre Landry. Eu diria que a cozinha guarda algumas boas surpresas, embora tenha dúvidas se merece todos aqueles garfinhos atribuídos por Luciana Fróes em sua crítica sobre o lugar.

Não pensem que, ao dizer que o Mok não é apenas um sakebar, eu ouse duvidar da vocação etílica da casa. Ao contrário. Os drinques estão, sim, entre seus grandes trunfos. Eu, que sou praticamente uma abstêmia, fiquei encantada com os drinques a base de sake, cachaça e vodka, preparados pelo competente barman Fabiano Dias, que trabalhou no Nobu de Londres e precisa de poucas doses pra mostrar a que veio.

Embora o grande movimento do Mok se dê à noite, estive lá em horário de almoço, o que me permitiu, com o ambiente mais vazio, percorrer os salões antes de me acomodar. Do belo balcão de bar ao charmoso jardim de inverno nos fundos, todos os espaços da casa transpiram charme.

Mas, como eu ia dizendo, o cardápio da noite é mais elaborado e apresenta, ainda, uma seleção de finger foods, pra quem não quiser jantar propriamente. Em horário de almoço, as opções são mais restritas. Em compensação, a fórmula de R$53,00 nos permite experimentar entrada + prato + sobremesa. Bom, né?

Dou agora uma palinha do que vi por lá nesse almoço. Não sem antes deixar uma amostra dos excelentes drinques, como o Mok Shochurinha (shochu, mascavo, limão, uvas verdes), a caipirinha de vodka com morango e manjericão e a de cachaça com pimenta e purê de raspberry.

Gostei tanto que ainda tive fôlego pra dar umas bicadas na caipirinha de banana com cachaça, mascavo e canela.

Entre as entradas, opções como a salada de camarões com legumes crocantes e o roast tuna.

Para o principal, bons pratos como a tilápia grelhada com chutney de melancia e palha de alho poró (achei que ficou faltando um acompanhamento mais substancioso)...

... e o delicioso confit de pato glacê com mel de shoyu e musseline de batatas com wasabi.

Entre as sobremesas também há boas pedidas, como é o caso do ótimo sorvete de queijo em biscuit com calda de goiabada ou da barra de Ovaltine Mok com banana caramelada e um delicado chantilly sem açúcar.

Então: vale ou não vale ir além dos saquês?


Mok Sakebar - Rua Dias Ferreira 78 B - Leblon
http://www.moksushi.com.br/


Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário