26.9.09

Alessandro & Frederico: pode ser bom, pode ser ruim. Depende do seu tiro


Minhas visitas ao Alessandro & Frederico da rua Garcia D’Ávila sempre foram muito bissextas. Então, embora as casas – refiro-me tanto à pizzaria, como ao café, mas, em especial ao café – nunca tenham me gerado maior entusiasmo, eu acabava me furtando a formar uma opinião conclusiva sobre elas, justamente pelo grande espaçamento entre uma ida e outra. Ficava sempre meio na dúvida se gostava ou não...

Com a abertura da nova filial aqui no Leblon, que, aliás, apesar de estar na entrada de um shopping, já é um dos restaurantes mais bonitos do bairro – as fotos não me deixam mentir – , passei a ser mais frequente.

Depois de umas três visitas nos últimos dois meses, eu diria que a experiência por lá pode ser igualmente boa ou ruim. Depende do alvo em que você mira no momento em que folheia o (extenso) cardápio, que, talvez justamente por abrir demais o leque, deixou espaço pra erros e acertos quase que na mesma medida.

As focaccias, por exemplo, são um belo acerto da casa. Seja sozinhas, com um pouco de azeite, ou acompanhando uma burrata ou um prato de antepastos (embora eu ache que nem os antepastos nem a burrata lá servidos estejam exatamente à altura da focaccia).

As pizzas também são muito boas. Boa massa, boas coberturas. Realmente valem a pedida. A delicada marguerita gourmet e a de linguiça italiana com escarola estão entre as minhas favoritas.

Já quem cai na besteira de pedir uma das massas (eu fui no gnocchi de camarão com rúcula no vinho branco), ou um dos sanduíches (como o hambúrguer de picanha que veio sem sabor,com pão seco e rodelas, digamos, pouco delicadas de tomate e cebola), corre o risco de sair bem decepcionado.

O risco final fica por conta das sobremesas. Experimentei figos assados no forno, com calda caramelizada e amêndoas, que quase me garantiram um pico de glicose. Já o zabaione de fragole, talvez brilhasse se não viesse à mesa em prato raso, como mero coadjuvante de uma bola de sorvete, muitas fatias de morango e lascas de chocolate um tanto grandes.

É... Não é à toa que costumo ficar ressabiada com cardápios muito extensos. É difícil jogar nas onze. Poucos se dão bem fazendo isso. Acredito que se saem melhor as casas que focam em suas vocações. Se o Alessandro & Frederico se concentrasse nas pizzas, focaccias e paninis – enfim, no que sai do forno a lenha –, o gol ficaria mais fácil.

Alessandro & Frederico

Nenhum comentário:

Postar um comentário