12.7.10

Vale das Videiras, um refúgio muito tranqüilo na serra



por Antonella Kann

Mesmo estando a apenas 130 quilometros do Rio e a 20 do centrinho de Araras ( onde tem supermercado, padaria, açougue e farmácia), o Vale das Videiras só viu a luz há 13 anos atrás. Talvez porque esteja aninhado num vale, cercado por morros e a uma altitude de até 1400 metros.

O telefone demorou também, e só em 2000 foi possível conseguir um número, mesmo assim, com muita dificuldade. Até uma década atrás, a gente tinha que subir morro pra conseguir algum sinal de celular. Detalhe: hoje, celular ainda não pega – a não ser que voce esteja disposto a subir (mais) morro, acima de 1200 metros de altitude.

O Vale das Videiras é daqueles lugares mágicos, ignorados pelo guias turísticos convencionais e principalmente considerado “segredo profissional” - no caso, das pessoas que conhecem, freqüentam e amam de paixão este vale. E, detalhe, não querem ser “descobertos”.


Mas, vou dar o caminho das pedras pra quem quer curtir o ócio no mais perfeito estado natureba: caminhadas, descanso, tudo isso rodeado de pouquíssimas pousadas, menos ainda de restaurantes ( isso não quer dizer que voce vai comer mal, muito pelo contrário, apenas vai comer in loco) .


Videiras tem um centrinho micro, que todo mundo chama de “centrinho” , onde tem um restaurante, o Arte Café, e lá servem uma comida muito gostosinha, tem até fondue no cardápio, mas só abre finais de semana. Tem uma loja chamada Berrante, que vende artesanato mineiro da melhor qualidade e vários móveis rústicos de maior bom gosto. Difícil sair lá de dentro sem ter comprado alguma coisa.

Fora isso, duas pousadas merecem destaque, uma delas é chiquésima Fazenda das Videiras (www.videiras.com.br) , da qual já falei uma vez há alguns meses atrás, que se destaca nos quesitos luxo, gastronomia e conforto e pela adega invejável. E´ um estabelecimento enogastronomico que mereceu uma estrela do Guia 4 Rodas. A mais jovem pousada do vale, o Rancho da Ferradura (www.ranchodaferradura.com.br) também já está entre as dez melhores da região, segundo o 4 Rodas. Certamente, o Rancho merece esta consideração, graças ao ambiente intimista e descontraído, o aconchego de suas acomodações e tudo muito cozy. Além disso, programas ao ar livre propiciado pelo simpático proprietário Ney, como cavalgadas e passeios de jipe para cachoeiras e fazendas históricas da redondeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário