16.7.10

Hotel Paineiras, no Parque Nacional da Tijuca, deve reabrir em tempo para Copa 2014


 
Por Alexandra Forbes, colaboração especial

Há coisas incríveis acontecendo no Rio…. ah, o que não faz uma Copa do Mundo.... milhões e milhões de dólares estão sendo injetados na economia e projetos novos não param de surgir!

Tanto a seleção brasileira como a  Rainha Elizabeth  já dormiram em um hotel chamado Paineiras, que fica em pleno Parque Nacional da Tijuca, acreditam? E esse hotel, abandonado há anos e em ruínas, vai ser resgatado e transformado em super atração turística!
 
Diz a blogueira Vanesa Lopez que o hotel “foi inaugurado, junto com o trecho Cosme Velho-Paineiras da Estrada de Ferro do Corcovado, no dia 9 de outubro de 1884. Ele pretendia oferecer aos hóspedes “todo o conforto e as vantagens que se encontram nos bons hotéis da Suiça e dos Estados Unidos”. Nesse dia, o imperador Pedro II e demais convidados foram recepcionados no hotel-restaurante com um farto lanche fornecido pela Casa Paschoal, então estabelecida na “chic” Rua do Ouvidor.
O trecho final, entre as Paineiras e o Corcovado, foi inaugurado no dia 30 de junho de 1885. Um jantar no hotel comemorou a conclusão da Estrada de Ferro do Corcovado.

O prédio original tinha dois pavimentos, dispondo de 10 quartos no pavimento inferior e 11 no superior, situados em ambos os lados de um corredor longitudinal projetado no centro do imóvel. No início, o Hotel das Paineiras apresentou um pequeno lucro, porém a partir de 1892 o movimento dos hóspedes começou a diminuir. A construção do hotel original não existe mais, foi demolida no início da década de 1970 para ampliação do estacionamento.”

Olhem que tristeza o estado do Paineiras hoje:


Crédito: reprodução


Soube ao ler reportagem em O Globo que “Depois de 25 anos de janelas fechadas, paredes rachadas, buracos e limo, o antigo Hotel das Paineiras deixará de ser um elefante branco”.

O Hotel Paineiras deverá ser reaberto em 2011 ou 2012 como um complexo reunindo museu, restaurante, hotel e estação de bondinho. Faz parte de um ambicioso “Programa de Revitalização do Complexo Turístico e Ambiental do Corcovado e seu Entorno”…



IAB-RJ (Instituto de Arquitetos do Brasil – Rio de Janeiro) organizou um concurso público nacional para a revitalização do hotel e entorno, em parceria com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Foram 148 projetos inscritos, vindos de toda parte.



Em primeiro lugar, ficou o escritório paulista Estudio America (com o arquiteto Guilherme Lemke Motta na liderância da equipe), que assina as imagens computadorizadas acima.



O projeto de Motta prevê a demolição de todo o interior do velho Paineiras, mantendo apenas a fachada original. A ele serão acrescentados:

- centro de pesquisa
- a sede do Instituto Chico Mendes
- restaurante panorâmico
- lojas
- estação de bondinho
- centro de visitação
- museu a céu aberto
- Centro de Convenções
- auditório
- hotel com 40 quartos (parte de uma rocha que já está no terreno servirá de pano de fundo para a recepção)



Para tirar o projeto do papel e fazê-lo realidade serão precisos R$ 14 milhões.
 
Alguns meses atrás, o ministro do Meio Ambiente Carlos Minc lançou edital de concessão, dando 3 meses para os interessados fazerem suas propostas. Em breve deverão anunciar o vencedor.

Cliquem aqui pra ver um slideshow incrível com as imagens do projeto do Complexo das Paineiras em tamanho king size.

Um comentário: