19.7.10

Aprazível: mais bonito que bom


Por Constance Escobar

Eu não ia ao Aprazível há bastante tempo. Alguns anos. Na minha memória, a comida era um tanto melhor. Não sei se o que mudou foi o padrão da cozinha da casa ou o meu padrão de exigência. A segunda opção talvez seja mais provável... Afinal, comer se aprende comendo. Quanto mais se come, mais se sabe diferenciar o que é ruim do que é mediano; o que é excelente do que é apenas bom. E o extraordinário passa a ser algo que se torna cada vez mais raro... Caminho sem volta esse.

O fato é que já achei bom o Aprazível. Eu e meio Rio de Janeiro, a julgar pelos prêmios que o restaurante já recebeu... Mas, a medir pelo meu último almoço por lá, nada justificaria qualificá-lo como mais do que mediano. A não ser o cenário... Este, sim, merece todos os adjetivos. O restaurante está ainda mais bonito do que me sugeriam as minhas lembranças. Rusticidade e bom gosto ditando um resultado cheio de brasilidade. Um dos restaurantes mais bonitos da cidade.

Isso sem falar na vista que se tem de lá, que dispensa comentários...

Mas, de volta à comida. Começamos com pães de queijo recheados com linguicinha mineira grelhada. Combinação diabólica essa, poucas chances de dar errado. É bem verdade que o pão de queijo podia estar mais macio, mas, ainda assim, eu poderia passar a tarde toda a base de mais algumas porções daquela...

Mas fui em frente com a “Rainha do Baião”, um filé de tilápia meio sem graça, acompanhado de quiabo al dente e um baião de dois que pedia mais umidade, mais sabor, mais pegada.

Melhor estava a Galinhada Caipira, um bom arroz de galinha caipira com lingüiça, que chegou à mesa com couve refogada, banana assada e feijão escaldado. Acompanhamentos apenas corretos. Parece banal fazer um belo feijão, uma boa couve, mas... A simplicidade é, de fato, um desafio...

Sem mais, encerramos com doces mineiros e queijo da Serra da Canastra pra diminuir a possibilidade de decepção. Todos muito bons. Do doce de leite e da goiabada, vindos da fazenda da dona do restaurante (assim me assegurou o garçom) eu poderia comer quilos...

Certamente voltarei ao Aprazível. Porque é um dos recantos mais agradáveis do Rio de Janeiro. Encravado em Santa Teresa, que é, pra mim, um dos bairros mais encantadores da cidade, é lugar ideal pra esses almoços que atravessam longas tardes de domingo. Mas, das próximas vezes, vou sem maiores pretensões gastronômicas...


Aprazível – Rua Aprazível 62
Santa Teresa
www.aprazivel.com.br Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário