20.6.10

Restaurante Le Pré Catelan: três estrelas na praia de Copacabana


Por Constance Escobar
O Le Pré Catelan, no Hotel Sofitel em Copacabana, faz parte do seleto grupo de restaurantes brasileiros tri-estrelados no Guia 4 Rodas. Merecidamente. No comando dos fogões, o chef Roland Villard revela ser um cozinheiro de muitos atributos, dono de um talento que extrapola gêneros e especialidades. Embora o restaurante de alta gastronomia seja voltado pro receituário francês, suas criações deixam claro que seu trabalho não conhece fronteiras. Sua cozinha é, acima de tudo, moderna e criativa.
Uma das facetas do trabalho de Roland se revela em suas trilogias, onde o chef deposita toda a sua criatividade sobre um mesmo ingrediente, explorando-o de diversas formas num mesmo prato. É o caso da trilogia de crustáceos, que reúne tartare de lagostim, crocante de camarão com gengibre e ravióli de lagosta com bisque.
E da sensacional trilogia de foie gras: creme brulê, picolé em crosta de avelã e grelhado com molho de hibisco numa deliciosa combinação com o biju recheado de chutney de goiabada. Excelentes as três versões.
Outra das facetas do chef é o Menu Amazônia, fruto de um trabalho apaixonado, de um sonho que Roland alimentava de trazer pra sua cozinha os produtos que encontrava em suas viagens à região.
O percurso encontra seus pontos altos em pratos como a delicadíssima brandade de tucunaré ao leite de coco, que chega à mesa com uma linda escama a servir de colher, ao lado de um biju de tapioca recheado com crustáceos e palmito fresco, portador da mesma delicadeza...
Ou o pirarucu em crosta de caju, repousando sobre um ninho de jambu e regado por um perfumado caldo de tucupi, talvez o melhor dos pratos do Menu Amazônia. A leveza do peixe, o sabor do caju, a estranheza e a personalidade do jambu e do tucupi, tudo junto numa só bocada, levando-me, sem escalas, a um Brasil que, confesso, pouco conheço.
Ou ainda o incrível sorvete de murici, ilustre desconhecido do meu paladar. Que sabor.
Outro gol é o delicioso camarão grelhado com creme e farofa de castanha do Pará e blinis de moqueca.
Sem falar na belíssima sobremesa: uma esfera de chocolate que, ao se abrir, esparramava no prato um delicioso creme de coco. Ao lado, impecáveis sorvetes de frutas amazônicas: cupuaçu, açaí e taperebá.

Mesmo depois de tantos pratos, não dá pra deixar passar o famoso carrinho de sobremesas, onde brilham as maravilhas que saem das mãos do grande chef pâtissier Dominique Guerin. E a melhor das notícias: não é preciso se limitar a uma única sobremesa; podem-se escolher duas, três até. A gelée de flor de hibisco com pedacinhos de manga e panacota era de uma delicadeza ímpar. E o que dizer da Tarte Saint Honoré? Um clássico executado com perfeição, de deixar de joelhos um apaixonado pela confeitaria francesa.
Mesmo com as forças esgotadas, não há como resistir aos deliciosos petit fours. Desfecho à altura de uma refeição memorável.


Le Pré Catelan – no hotel Sofitel, na Av. Atlântica 4240 - Copacabana
www.leprecatelan.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário