6.6.10

Paraty : charme colonial debaixo de chuva

por Antonella Kann

Vamos combinar, ninguém gosta de fazer turismo debaixo de chuva. No entanto, existem alguns ( poucos, mas existem) cantinhos no mundo onde nem a chuva consegue estragar o prazer de conhecer o lugar. Um deles é Paraty, a cerca de 3 horas do Rio pela belíssima estrada litoranea Rio_Santos. Mas, por caridade, tente se agendar para viajar antes de 3 da tarde para não levar o dobro do tempo por causa de engarrafamentos.


Das últimas vezes que estive nesta cidade colonial, não parou de chover. Dia e noite. Numa das ocasiões, era até o casamento do meu filho. Todo mundo ficou ensopado, mas, mesmo assim, o evento foi lindo.

E, mesmo debaixo de chuva, nunca deixei de sair para ficar perambulando pelas ruas calçadas de pedras irregulares ( aliás, aviso às moças: favor deixar os sapatos de salto alto no Rio!) e admirar as construções que datam do século 16. Sempre digo que não sou feita de açúcar e não vou derreter. Fico molhada que nem pinto, mas não tem importancia. Paraty pertence ao Patrimônio Histórico e está com tudo encima. Charme e carisma são o que a cidade tem de sobra, e conta ainda com o respaldo de uma infraestrutura hoteleira e gastronômica de primeiríssima.



Numa destas idas, ouvi falar de uma pousada chamada Casa Turquesa www.casaturquesa.com.br e quando fui conferir, fiquei surpreendida com o bom gosto, a amplidão das suítes e o conforto propiciado aos hóspedes. A diária não sai nada barata, mas não é para se apavorar porque em Paraty tem para todos os bolsos. Outras pousadinhas com muito aconchego e preços mais acessíveis também são recomendáveis, como a Arte Urquijo www.urquijo.com.br com excelente localização no Centro Histórico, quartos bons e um atendimento agradabilíssimo. O café da manhã é um caso à parte, vale a pena acordar!



Ninguém passa fome e fica debaixo de chuva à toa, portanto assinale seu dia com paradas estratégicas em bares para degustar cachaça, especialidade de Paraty. O efeito é infalível, e além de tudo esquenta quando a gente está encharcado. E no meio do caminho voce vai achar ótimos restaurantes no centrinho, e tudo a pé. Para experimentar aquela comidinha caseira, simples e bem servida, vá almoçar ou jantar no Banana da Terra – não precisa nem de endereço, é um dos mais tradicionais de Paraty. Todas as receitas tem como base a mistura de temperos à base de ervas e condimentos, com destaque para a banana, é claro, que voce come em pratos doces e salgados.



Ah, antes que eu me esqueça: não deixe de ver, nem que chova canivete, o show de marionetes chamado “Contadores de Histórias”, que é realizado somente aos sábados no Espaço Cultural Paraty. Mas, não se deixe iludir pelo nome lúdico, porque este show não foi direcionado às criancinhas...e se prepare para emoções fortes. E´ um espetáculo único ( eu já vi umas quatro vezes e vejo quantas vezes puder!) e impressiona até quem já assistiu a coisas do outro mundo.



...e depois vá tomar mais umas cachacinhas no bar da esquina!















Bookmark and Share

















Um comentário:

  1. Antonella,trabalho em Angra e moro no RJ.Infelizmente os trabalhos de recuperação na Rodovia Rio Santos estão bem atrasados.Paraty é um local bonito e faz parte da Estrada Real (http://www.estradareal.org.br/mapas/mapa_ilustrado.pdf). Está muito bacana o blog, parabéns! Mauro Tomaz - www.saboreseolhares.blogspot.com

    ResponderExcluir