23.8.10

Noite de biking pela orla do Rio no último dia de agosto


por Antonella Kann
No dia 31 vamos torcer pro tempo ficar firme porque quem gosta de bicicleta vai adorar este programa: pedalar pela orla do Rio, do Posto 6 em Copacabana ao Leme, ida e volta...à noite. E´ um evento que está se repetindo pela terceira vez – embora seja um remake daquelas famosas pedaladas vespertinas de terças, que tinha na época começado por acaso e depois virou programa carioca por excelência.


O objetivo é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, o que, vamos combinar, é uma idéia ótima. Salvo alguns percalços pelo caminho, como os ignóbeis engarrafamentos a qualquer momento do dia, a falta de respeito dos caminhões e principalmente dos ônibus a ciclistas que se aventuram fora da faixa exclusiva e assim por diante.


A Holanda e o Vietnã, apenas para citar dois exemplos, são países onde a bicicleta é o que mais se vê nas ruas. Paris, com seu projeto Vélo Lib, incrementou também o uso e hoje qualquer parisiense que se preze já utilizou este meio de transporte. Aqui no Rio, houve uma tímida (e arriscada) investida para criar um “vélo-lib” nos moldes parisienses. Óbvio que o resultado foi à la carioca, com quase todas as bikes roubadas em poucos dias. Infelizmente....Quem sabe até 2016 a cidade modifique seu perfil e poderemos então imitar nossos vizinhos mundo afora.



Porque o carioca tem uma inclinação natural pelas atividades ao ar livre e agraciado pelas ruas do Rio, cuja inclinação natural é plana, e dá pra pedalar quilometros sem encarar uma ladeira.

Então, vamos torcer pra que este meio de transporte, saudável e ecológico, consiga se implantar cada vez mais e fazer parte naturalmente do cotidiano do cidadão. Vamos dar uma força ao projeto e terça feira, dia 31, as 21 horas, programe-se para participar deste evento! Não tem como não se divertir!




Bookmark and Share











Nenhum comentário:

Postar um comentário