por Antonella Kann
No dia 31 vamos torcer pro tempo ficar firme porque quem gosta de bicicleta vai adorar este programa: pedalar pela orla do Rio, do Posto 6 em Copacabana ao Leme, ida e volta...à noite. E´ um evento que está se repetindo pela terceira vez – embora seja um remake daquelas famosas pedaladas vespertinas de terças, que tinha na época começado por acaso e depois virou programa carioca por excelência.
O objetivo é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, o que, vamos combinar, é uma idéia ótima. Salvo alguns percalços pelo caminho, como os ignóbeis engarrafamentos a qualquer momento do dia, a falta de respeito dos caminhões e principalmente dos ônibus a ciclistas que se aventuram fora da faixa exclusiva e assim por diante.
A Holanda e o Vietnã, apenas para citar dois exemplos, são países onde a bicicleta é o que mais se vê nas ruas. Paris, com seu projeto Vélo Lib, incrementou também o uso e hoje qualquer parisiense que se preze já utilizou este meio de transporte. Aqui no Rio, houve uma tímida (e arriscada) investida para criar um “vélo-lib” nos moldes parisienses. Óbvio que o resultado foi à la carioca, com quase todas as bikes roubadas em poucos dias. Infelizmente....Quem sabe até 2016 a cidade modifique seu perfil e poderemos então imitar nossos vizinhos mundo afora.
Porque o carioca tem uma inclinação natural pelas atividades ao ar livre e agraciado pelas ruas do Rio, cuja inclinação natural é plana, e dá pra pedalar quilometros sem encarar uma ladeira.
Então, vamos torcer pra que este meio de transporte, saudável e ecológico, consiga se implantar cada vez mais e fazer parte naturalmente do cotidiano do cidadão. Vamos dar uma força ao projeto e terça feira, dia 31, as 21 horas, programe-se para participar deste evento! Não tem como não se divertir!
Nenhum comentário:
Postar um comentário