23.5.10

Por dentro do Copacabana Palace: o hotel hoje

Por Constance Escobar

Aproveitando o gancho do post anterior, que falou da história do Copacabana Palace, trago aqui o mesmo assunto, mas sob um outro viés. Proponho um olhar sobre o hotel nos dias de hoje ...

O Copacabana Palace não é apenas um hotel entre tantos. Habita o imaginário de quem quer que se dirija à cidade maravilhosa. É símbolo de uma época que, talvez, até hoje, o Rio de Janeiro tente resgatar. Culturalmente, marcou a história da cidade. Geograficamente, se insere no cenário da praia de Copacabana de tal forma que não é possível pensar em um sem se remeter ao outro.

Trata-se de um clássico. Transpira isso por todos os poros. Mas, se por um lado, entrar ali nos leva sem escalas aos anos dourados da cidade, por outro, deixa a impressão de que se quis, a tal ponto, preservar um momento, aprisioná-lo de tal forma, que, possivelmente, nada, absolutamente nada tenha mudado nas últimas décadas. Há quem veja isso como o grande trunfo do Copa: um gigante que marcou um tempo, preservado exatamente como antes. Talvez seja mesmo. A mim, particularmente, fica uma sensação de que o hotel, embora belo e imponente, é acometido de um certo ranço característico de tudo aquilo que se mantém preso ao passado…

A impressão é de que são os mesmos móveis, os mesmos tapetes, as mesmas flores de 50, 60 anos atrás…

Os mesmos quartos …



Um mesmo ar de antigamente dando o tom no respeitado restaurante Cipriani, que tem nos clássicos da cozinha italiana o seu foco…

E, sim, o mesmo charme, e um ar de glamour na famosa pérgula do hotel.

Aliás, minto. Há novidades no Copa. Alguns quartos foram renovados, seguindo o mesmo estilo dos demais…

O hotel ganhou, em 2007, um belo spa …

… e, em 2009, um bar, o já badalado Bar do Copa. O arquiteto Graham Viney pesou a mão na alegoria, mas confesso que o balcão do bar é um charme.

É, sem dúvida, um ícone a ser preservado. Não é possível imaginar o Rio sem o Copa. Mas me parece que lhe faria um bem enorme abrir as janelas e deixar entrar a brisa do mar. E, com ela, um ar de renovação de que mesmo os clássicos não podem – e não devem – prescindir. Porque, até pra continuar como antes, é preciso mudar. Arejar o que ficou datado. Libertar-se dos excessos que já não encontram mais lugar… Valorizar o passado naquilo que não se pode perder, mas sem tirar os olhos do que acontece hoje e, por que não, daquilo que está por vir…

www.copacabanapalace.com.br


Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário