25.5.10

Alfredo, da Pão & Pão: o rei das empadinhas


por Antonella Kann

Até se tornar dono do próprio negócio, o petropolitano Alfredo Maia, de 51 anos, viveu longos anos do pão alheio que ele amassava. Hoje, a sua pequena “delipadaria” Pão&Pão está completando a maioridade, e nela são confeccionadas as empadinhas mais suculentas da região serrana fluminense. Eu vou mais longe: juro de pé juntos que são as melhores empadas que já comi.



“Até 29 anos de idade, trabalhei como ajudante de confeiteiro e padeiro nas melhores padarias de Petrópolis,” conta Alfredo, dono da minúscula lojinha que fica no centro de Nogueira, um dos recantos mais charmosos da serra.



Alfredo e a sua mulher Creuza tocam juntos o negócio. O carro-chefe é a empadinha de camarão recheada com catupiry. Assim que começou, bombou! Aos pouquinhos, introduziram pães recheados e doces como mil folhas de chocolate.




Mas, o melhor mesmo são as empadinhas, e hoje tem outros 12 sabores, como carne seca, shitake e tomate com champignon. Tem muita gente que desvia do caminho para vir até Nogueira só pra comer empada. Ah, abrem 365 dias por ano, das 8 da manhã até às 8 da noite.





Prepare-se para comer a empadinha de colherzinha - aliás, modalidade inventada pelo Alfredo, que eu nunca tinha visto isso antes. Mas é que derrete mesmo na boca e o catupiry é catupiry mesmo.




Pão & Pão, na frente da antiga estação de trem de Nogueira, pertinho da ponte. Aceita encomendas. É só perguntar que todo mundo conhece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário