26.2.10

Região serrana: recantos bucólicos e pousadas acolhedoras

Por do sol no Vale das Videiras (foto A.K)

por Antonella Kann

Escondidas no alto da serra, a pouco mais de 100 quilometros do centro do Rio, há lugares românticos, emoldurados por charmosas pousadas, extremamente aconchegantes, que conjugam o conforto de um hotel cinco estrelas com um atendimento personalizado e uma comida sofisticada criada em sua própria cozinha. Tudo isso acima de 1000 metros de altitude. Mas o melhor destes recantos é a privacidade, propiciada pelo difícil (às vezes até complicado) acesso. Programa ideal para fugir da rotina ou do calor sufocante do verão carioca.




Uma característica comum nas pousadas serranas é a presença dos donos. A burocracia da recepção é substituída por um atendimento personalizado, que acaba funcionando como se você estivesse chegando na casa de amigos. Assim que o hóspede sai do carro, ele é imediatamente acolhido por alguém da família, deixando-o tão à vontade que logo estarão se chamando mutuamente pelo nome e jogando conversa fora na mesa do bar.
Além de ter como denominador comum a localização privilegiada , estes estabelecimentos garantem aos hóspedes o máximo em privacidade, e também uma enorme variedade de atividades de lazer , como cavalgadas, banhos de cachoeira ou mesmo escaladas light.
Fazenda Vale das Videiras (fotos divulgação)
Na realidade, aqueles que procuram por regiões menos cobiçadas pelo turismo de massa querem unir o inusitado ao agradável e usufruir da mordomia assim como da natureza ao seu redor. A tendência é chegar para ficar, deixando o carro no estacionamento e as chaves na mesinha de cabeceira da pousada. A idéia é você tirar proveito do isolamento, desfrutando da natureza. Mas, para conseguir fugir dos lugares convencionais, às vezes é preciso astúcia, como para localizar lugarejos como o Vale das Videiras, encravado num vale paradisíaco a apenas 20 quilometros do centro de Araras.

Um dos poucos estabelecimentos existentes na região, a Fazenda das Videiras http://www.videiras.com.br/ se destaca nos quesitos luxo, gastronomia e conforto, e pela adega invejável do proprietário D. Gaspar aliada às receitas irresistíveis da sua esposa e chef Erni. Não é a toa que esta pousada enogastronomica mereceu uma estrela do Guia 4 Rodas. Além disso, uma de suas suítes, o Chalé Champagne, localizada à beira de um rio, foi eleita pela revista Veja-Rio como um dos dez melhores quartos das pousadas do Estado do Rio de Janeiro.



Mas, além de usufruir dos inúmeros mimos espalhados pelas acomodações, como cama de dossel, banheira de hidromassagem dupla com cromoterapia, sauna e lareira ( sim, pode ter certeza que dentro de algumas semanas, a temperatura vai despencar ! ), ninguém é obrigado a ficar sedentário: há um leque variado de atividades outdoors, respirando ar puro, como cavalgadas, mountain bike, caminhadas em trilhas bucólicas e banhos de rio e cachoeira. Ah, em tempo: ainda há vagas para a Páscoa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário