27.3.11

Moranga e camarão, uma combinação bem brasileira no coração de Vargem Grande

por Antonella Kann
Antes de mais nada queria pedir desculpas pela falta de regularidade em contar pra voces alguma novidade sobre o Rio...Mas, quando estou fora da cidade, confesso que fica mais difícil manter uma disciplina carioca. Sendo assim, só hoje me lembrei de comentar sobre um restaurante muito especial que conheci alguns dias antes de viajar. E´ uma opção para quem quer fugir da mesmice e comer pratos saborosos (sem derreter o cartão de crédito), desfrutar de um ambiente rústico e explorar uma região, digamos, meio fora de mão. O lugar fica em Vargem Grande, ou seja, pra lá da Barra, quase pra lá do Recreio! Quem vem da zona sul não pode esquecer do passaporte e do visto....rsrsrr....Mas, para degustar o camarão na moranga do restaurante Barreado ( estrada dos Bandeirantes 21 295 tel. 21 2442 2023) vale encarar o perrengue do (inevitável) transito. Ainda mais que a casa só abre de quinta a domingo, pra almoço e jantar.

Esta choupana, com jeito de oca, é onde ficam as mesas. Poucas, mas o suficiente pra dar um toque familiar ao ambiente. Fresquinho por força da natureza, não espere ar condicionado ou garçom uniformizado. Quem atende você é a Joana, simpática e falante proprietária, que vem bater papo com a clientela, composta em maioria por habituês que frequentam a casa desde que abriu, há mais de duas décadas atrás. O marido de Joana, José Maurício, embora não mexa muito com as panelas, tem a maior habilidade com as mãos e confecciona belissimos móveis de madeira maciça, que chega em toras oriundas da Amazonia com pesos acima de uma tonelada. Tudo ecologicamente correto, claro. Antes ou depois de comer, vale a pena visitar o ateliê ao lado, onde estão expostas algumas peças. São tão criativas e originais que vai dar vontade de levar pra casa, mas a não ser que você tenha chegado de caminhão...
Bem, mas já que estamos falando de comida, devo enaltecer os pastéis de forno recheados com gorgonzola e alcachofra. E quem acha que estes dois não combinam, então, faça o teste do paladar. E´ de comer ajoelhado.


A decoração simples, com detalhes coloridos, refletem o astral descontraído do Barreado.

Mas, o carro chefe da casa é mesmo o camarão na moranga, preparado com esmero e tempero, que é pra ninguém botar defeito.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário