12.3.11

Lançamento de livro de fotografias:viaje nas viagens de Fábio Elias

por Antonella Kann

Se voce estiver pela cidade no próximo dia 17 de março, quinta feira, reserve uma horinha pra dar uma passada na Livraria da Travessa em torno das oito e meia da noite, que é para conhecer o novo livro do fotógrafo Fábio Elias, que percorreu o mundo trazendo para captar centenas de perfis e imagens marcantes. Intitula-se, como não podia deixar de ser , Imagens em Aventuras, lançado pela Editora Photos.
Porém, ninguém melhor do que o próprio pra falar brevemente sobre o seu trabalho, que o levou para mais de 50 destinos, onde ele conseguiu desvendar costumes, interagir com personagens locais, aprender um pouco da cultura regional e compilar tudo isso num belíssimo livro.

BfI)Quando voce está numa terra alheia, procura mais um angulo inusitado e compõe, programa as fotos ou antecipa uma imagem e fica na espreita? Ou os tres juntos?
Fábio: Tendo sempre a antecipar a imagem, só que não sou muito de ficar na espreita. Eu gosto mesmo que as pessoas saibam que eu as estou fotografando.
BfI) Quando voce vai fotografar personagens típicos, qual é a tática ? Em alguns países uma máquina pode causar até tumulto...
Fábio) Adoro a interação com as pessoas, como disse antes. A última coisa que faço é sacar da camera. Isso só acontece depois que existe o consentimento do personagem. Mesmo que seja só pelo seu olhar.
BfI) Voce tem alguma imagem favorita? Qual ?
Fábio) Não tenho uma imagem preferida. Cada uma é singular e tem uma historia por trás dela. Sempre que faço um revival lembro extamente de cada clique e o que representou cada momento.

E, sobre o Fábio Elias, que é carioca da gema, posso dizer que não falta bagagem. Cultural e de experiencia. Fotógrafo e professor, ele se especializou em fotografia documental, geografia humana, natureza e fotografia de viagens. Formado pela School of Visual Arts of New York, pelo Center of Photography of New York, e também pelo Curso de Fotojornalismo da Bloch Editores, Fábio é um profissional de peso. Além disso, tem trabalhos publicados nos melhores veículos da imprensa no Brasil. Mas, o melhor mesmo é conferir tudo isso - e também aprender um pouco com as dicas que estão no livro - in loco, na próxima quinta, no Shopping Leblon.
Parabéns,

Bookmark and Share


Nenhum comentário:

Postar um comentário