21.12.10

Autentico gelatto italiano em cenário carioca

por Antonella Kann

Não precisa mais ir até Roma pra degustar sorvete italiano. Abriu em agosto, no Downtown ( Avenida das Américas, 500 ) o único shopping ao ar livre da cidade, uma sorveteria com o produto autentico, o verdadeiro gelatto – e quando digo autentico é que os donos italianos trazem a iguaria láaaaaaaa mesmo da terra deles.
Tudo começou com a velha ladainha: seis amigos italianos vieram pra passar férias no Rio. Se enamoraram da cidade e dois deles aqui ficaram. O ex-pizzaiolo Carlo e seu sócio Andrea. E fizeram o que? Abriram uma gelatteria...






Carlo, um dos proprietários, já fala portugues com aquele charmoso sotaque italiano.
Os sabores são tão variados que nem dá pra enumerar. Vai do chocolate às frutas exóticas brasileiras, incorporadas ao cardápio, como cupuaçu, cajá, graviola e por aí vai. No rolo, entra até sorvete de iogurte de mirtilha, bem light. Mas, posso falar, tem uns que fogem do convencional – sorvete de espaguete...sorvete de pizza... Dá pra resistir??




Mas, antes que voces façam uma careta, os nomes são apenas fantasias, ou seja, é TUDO sorvete mesmo, só que, por exemplo, o de espaguete é “formado” com um espremedor comum de batata e o sorvete com sabor de baunilha. E não é que fica com cara mesmo de macarrão! Engana direitinho, né? E esta delicia ainda é acrescida de um montão de outras delicinhas, de frutas frescas a creme. Enumerando, passamos pela banana split, os milk shakes e tudo que refresca num calor de 40 graus.




O meu fraco sempre foi nocciola ( avelã), sabor para o qual tenho a capacidade pra ingerir uma quantidade absolutamente gargantuesca. Além do que, nunca me farto, ao ponto de me considerar irremediavelmente viciada. E quando estou in loco, sou capaz de me alimentar apenas de gelatto, dia e noite, parando em cada sorveteria.



Gelatto, na língua de Dante, rima com pecato. Não é à toa. Apenas me questiono : qual seria a penitência infligida àquele que, sob um sol causticante de verão , estivesse degustando um sorvete de nocciola ( avelã) em cada mão?

Sorveteria Verona
Shopping Downtown, bloco 22 loja 109






Bookmark and Share















Nenhum comentário:

Postar um comentário