11.11.10

As ilhas do Rio

por Antonella Kann

Peço mil desculpas, andei sumida esta semana, mas é que continuo fora do Rio, atravessando mares, oceanos e conhecendo ilhas mundo afora.


E por falar em ilhas, então, me lembrei que há um tempo atrás, mais precisamente no início do “inverno” carioca, me dei conta que o Rio tem muitas ilhas. Voce sabia? E olha que estão bem ali, em plena Barra da Tijuca.

A mais conhecida chama-se Gigóia. A outra atende pelo simpático nome de Ilha dos Pescadores. E tem outra meia dúzia a poucas braçadas umas das outras, mas não me lembro o nome.



o terminal onde se pega as barcas para atravessar para as ilhas.



Como chegar até lá? Simples: é só pegar uma das barcas que fazem as travessias de um lado para o outro e circundam todo o “ arquipélago” , composto por mais de uma dúzia de ilhotas. Como chegar até elas? Na Avenida Armando Lombardi, tem uma ruazinha atrás do posto de gasolina, logo depois de passar o shopping Barra Point. Aliás, estacione lá dentro do shopping que é mais garantido.

As barcas fazem traslados 24h/dia


No final desta ruazinha, tem uma espécie de quiosque onde ficam os barqueiros que atravessam os moradores para suas casas e levam turistas para passear. A perna da “viagem” custa 2 reais por pessoa. A não ser, é claro, que voce decida fazer um “cruzeiro” por todas as ilhas, admirando a paisagem, que é linda. Aí, combina com o barqueiro que ele faz um precinho. Eu fiz o tour completo e fiquei boba. Parecia Miami sem os barcos de luxo e sem as mansões – mas tem umas casinhas simpáticas.

Programinha “brega” ? Lá vou eu batendo na mesma tecla. Pode ser, até é, mas é uma visão do Rio que em geral as pessoas nem desconfiam que existe. E existe uma comunidade, meio alternativa, um montão de artistas, atores, alguns alternativos, que moram naquelas bandas, em estilo de vida completamente distinto dos não-ilhéus. Infelizmente, em alguns pontos voce nota uma certa favelização, culpa da falta de fiscalização e os perrengues de sempre.



o ambiente eclético do restaurante Laguna


A região é espetacular, emoldurada pelo Morro Dois Irmãos, não merecia este descaso.


Mas, também existem os bares e restaurantes, onde voce pode almoçar ou jantar, ou apenas bebericar. Eu fui em um chamado Laguna (www.restaurantelaguna.com.br tel. 21 2495 1229) , cujo dono é alemão radicado no Brasil. A comida é à base de frutos do mar, o ambiente bastante eclético, a decoração original, mas embora razoável e bem apresentada, a cozinha não chega a ser gastronômica.


O melhor mesmo é o visual ao redor, voce jura que está em qualquer outro lugar menos na Barra da Tijuca, em pleno Rio de Janeiro. São as surpresas desta cidade.









Bookmark and Share

























5 comentários:

  1. adorei o blog! tenho um sobre gastronomia tambem: http://thecookingroom.blogspot.com

    abs,

    vinicius

    ResponderExcluir
  2. olá, sou morador nascido e criado na ilha da gigóia e hoje presidente da associação de moradores daqui, gostaria de pedir autorização para fazer um link do seu blog, pois estou montando um blog sobre a ilha tambem.Muito legal o seu blog.. parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Antonella, sou Tatiane Escobar, dona do Laguna e gostaria de te convidar para um almoço/jantar no restaurante. Algo informal, para batermos um papo. Achei sua matéria muito positiva. Estamos sempre em busca de aperfeiçoamento e críticas são super bem-vindas, principalmente de pessoas especializadas como você e a Constance Escobar (aliás, uma curiosidade atroz em saber se ela é minha parente...) Me liga para marcarmos 8668-2888.
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir