23.10.09

Chico & Alaíde: um dos melhores botecos da zona sul do Rio



Os botecos não são exatamente o meu reduto. Mas seria louca se negasse que um bom croquete tem os seus momentos! Como não bebo, é exatamente isso que eu costumo buscar nos botecos: um bom croquete! Andava doida pra ir conferir os do Chico & Alaíde, o bar aberto, há poucos meses, no Leblon, pelo garçom Chico e a cozinheira Alaíde, ambos egressos do mítico Bracarense. Mas, a lotação máxima desde a inauguração andava me desanimando: não gosto de lugares cheios e não tenho muita paciência pra espera na porta...

Tracei, então, uma estratégia pra conseguir mesa no boteco do momento: iria num fim de tarde de segunda-feira, de preferência com chuva. Os astros me atenderam semana dessas e a conjunção de fatores enfim aconteceu. Peguei meu guarda-chuva e corri pro Chico & Alaíde (dou sorte de morar pertinho e poder ir a pé). O ponto não é tão simpático como o do Bracarense. É uma esquina meio feia, no encontro da Dias Ferreira com a Bartolomeu Mitre, onde a trilha sonora é o barulho dos ônibus que passam por ali aos montes. A cozinha de Alaíde, porém, continua brilhando e fazendo qualquer ruído parecer menos importante.

Estão em cartaz delícias como os famosos bolinhos de aipim com camarão e os saborosos croquetes de abóbora com carne seca.

E o que dizer do sanduíche de carne assada? Como diz meu namorado, sabe-se se a cozinha de um boteco é boa ou não pelo sanduíche de carne assada. Se isso é verdade, Alaíde passou na prova com louvor. É o melhor sanduíche do gênero de que tenho notícia na Zona Sul do Rio.

Que venham mais fins de tarde chuvosos nas minhas segundas-feiras...

Chico & Alaíde - Rua Dias Ferreira 679 - Leblon
www.chicoealaide.com.br



Bookmark and Share

Um comentário:

  1. Constance, espero que não se importe com meus comentários, mas curto bastante o assunto.

    Sobre o Chico e Alaíde. Você descreve muito bem o que é o botequim. Um oásis de bons petiscos e sanduíches. A arquitetura, concebida pela Ouriço Arquitetura, valoriza o espírito carioca - acho bonito, porém um pouco pasteurizado.

    Como você não bebe (me disse você no post acima) não tem como falar do chopp brilhante que o próprio Chico tem se desdobrado para tirar. Dizem que um dos sócios do C&A é diretor da AMBEV o que ajuda a manter a qualidade do chopp no lugar.

    Chegar cedo é outra forma de garantir o lugar. Por exemplo: para garantir um ótimo almoço de boteco, basta chegar por volta de meio-dia (a qualquer dia). As porções são imensamente generosas e deliciosas.

    As filas são furadas pelo relacionamento com o Chico. É ele quem decide quem tem ou não tem mesa. Chato isso? acho na verdade que faz parte do estilo da casa e prefiro me manter amigo do Chico. Tomando seu chopp e aproveitando a mão divina da Alaíde.

    ResponderExcluir