21.1.10

Celeiro: programa obrigatório no verão do Rio

O restaurante Celeiro, no Leblon, é um dos hot spots do verão do Rio de Janeiro. Aliás, pra falar a verdade, o Celeiro faz sucesso o ano inteiro. Ocupa lugar de destaque em qualquer guia descolado sobre a cidade. Diariamente, é ponto de encontro de celebridades e meros mortais em busca de saúde no prato. E, de fato, a casa construiu sua fama em torno da proposta de oferecer comida a quilo saudável sem perder no sabor. Serve, especialmente, saladas, legumes, grãos, favas e quase nenhuma carne. Tudo orgânico. Tudo colorido. Quase tudo saboroso.

Mas eu, que não tenho exatamente prazer em pagar caro pra comer salada, devo confessar que os motivos que me levam ao Celeiro são bem diferentes dos da maioria das pessoas que ali vão. O que me encanta no Celeiro, antes de mais nada, é aquele jeitão de casa de vó. Forminhas de cobre nas paredes... Cestos e panelas pendurados nos tetos...

E, no quesito comida, bem, no quesito comida, o que me encanta é exatamente tudo aquilo que as habitués globais-em-eterna-dieta devem satanizar: os pães, os biscoitos, os bolinhos e as sobremesas deliciosas que estão, maliciosamente, dispostas no balcão em frente à porta.

Você entra e já dá de cara com elas. E passa toda a refeição saudavelmente cercado de lentilhas, tomates, feijões, berinjelas, abóboras, mas pensando nelas. Ao menos é o que acontece comigo, uma simples mortal que adora comer bem. E querem saber? É por elas que eu volto sempre lá! E digo mais: não tem salada que seja capaz de fazer por mim o que fazem aquelas bolinhas de sagu em creme de baunilha com pedacinhos de banana caramelizada. Aquele sabor de infância não tem prato balanceado que possa proporcionar...

Celeiro – Rua Dias Ferreira 199 - Leblon
www.celeiroculinaria.com.br



Bookmark and Share

4.1.10

Venga, bar de tapas no Leblon


Pra mim, o hábito espanhol de “tapear” está entre as coisas mais deliciosas do mundo da gastronomia. Leve, lúdico e informal, o ato de compartilhar inúmeras pequenas porções transforma uma única refeição num mar de possibilidades. Por isso, quando abriu as portas o Venga, bar de tapas descolado no Leblon, corri pra lá. E virei habitué.

A casa, de certa forma, me remeteu aos bares de tapas de Mario Batalli em Manhattan, Bar Jamón e Casa Mono. O espaço diminuto, o burburinho de gente interessante e até os fantásticos churros com uma canequinha de chocolate quente, coroando o cardápio.

O ambiente é um charme. Tudo muito apertadinho, mas uma delícia espremer-se entre lindas latas de azeite e garrafas da cerveja Estrella Damm Inedit (assinada pelo chef Ferran Adrià) espalhadas nas prateleiras. Tudo sob lâmpadas pendentes que deixam o clima ainda mais interessante.

O cardápio traz deliciosas opções. Nossa mesa presenciou um balé de sabores. Croquetas de jamón e de camarão... Maravilhosos nacos de Manchego... Polvo à galega... Anéis crocantes de lula... A deliciosa chistorra, linguiça especialíssima... E uma salada de bacalhau com feijões brancos, cebola roxa e vinagre de Jerez, de tirar o fôlego de tão boa.

O único porém é o tamanho exageradamente pequeno das porções. Mas, até isso é facilmente esquecido diante da sobremesa obrigatória (essa sim, servida generosamente): churros fininhos, sequinhos e crocantes, acompanhados de um espesso e delicioso chocolate quente. Poucas coisas me fazem tão feliz...

Venga - Rua Dias Ferreira 113 B – Leblon
www.venga.com.br


Bookmark and Share