4.1.10

Venga, bar de tapas no Leblon


Pra mim, o hábito espanhol de “tapear” está entre as coisas mais deliciosas do mundo da gastronomia. Leve, lúdico e informal, o ato de compartilhar inúmeras pequenas porções transforma uma única refeição num mar de possibilidades. Por isso, quando abriu as portas o Venga, bar de tapas descolado no Leblon, corri pra lá. E virei habitué.

A casa, de certa forma, me remeteu aos bares de tapas de Mario Batalli em Manhattan, Bar Jamón e Casa Mono. O espaço diminuto, o burburinho de gente interessante e até os fantásticos churros com uma canequinha de chocolate quente, coroando o cardápio.

O ambiente é um charme. Tudo muito apertadinho, mas uma delícia espremer-se entre lindas latas de azeite e garrafas da cerveja Estrella Damm Inedit (assinada pelo chef Ferran Adrià) espalhadas nas prateleiras. Tudo sob lâmpadas pendentes que deixam o clima ainda mais interessante.

O cardápio traz deliciosas opções. Nossa mesa presenciou um balé de sabores. Croquetas de jamón e de camarão... Maravilhosos nacos de Manchego... Polvo à galega... Anéis crocantes de lula... A deliciosa chistorra, linguiça especialíssima... E uma salada de bacalhau com feijões brancos, cebola roxa e vinagre de Jerez, de tirar o fôlego de tão boa.

O único porém é o tamanho exageradamente pequeno das porções. Mas, até isso é facilmente esquecido diante da sobremesa obrigatória (essa sim, servida generosamente): churros fininhos, sequinhos e crocantes, acompanhados de um espesso e delicioso chocolate quente. Poucas coisas me fazem tão feliz...

Venga - Rua Dias Ferreira 113 B – Leblon
www.venga.com.br


Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário