10.9.10

Um espaço cultural na Gávea, ao alcance da mão



por Antonella Kann



Fazia tempo que eu não ia ao Instituto Moreira Salles, um encantador refúgio cultural escondidinho numa ladeira do bairro da Gávea. Da última vez, foi para almoçar na pequena cafeteria Café Galeria, que serve desde quiches a saladas e pratos de massa. O ambiente tem poucas mesas, mas fica bem animado. Depois, é só escolher alguma programação para fazer, pois o IMS oferece desde cursos a shows, palestras e mostras.


Sempre tem alguma coisa rolando nesta bela construção cujo projeto data de 1940 e que por muitos anos serviu de residencia da respeitadíssima família Moreira Salles.


Quando a gente observa as linhas arrojadas e a elegância da casa, entende porque o IMS foi palco de importantes encontros políticos e sociais que se reuniam ali na segunda metade do século 20. O jardim desenhado por Burle Marx também contribui para tornar o lugar ainda mais bucólico e tranquilo.




Desde 1999 e até hoje, após sofrer algumas reformas e adaptações para abrigar um centro cultural, o IMS é referencia para exposições de fotografias ( conta com dois espaços expositivos) e costuma pinçar coleções incríveis de imagens do Brasil e principalmente do Rio.





Não é à toa que conta com um acervo maravilhoso de Marc Ferrez, Marcel Gautherot e José Medeiros, entre outros. Para isso, ainda adicionou um ateliê onde as fotos passam por um processo de restauração de padrões internacionais.




Além disso, para quem curte cinema, imperdível mesmo é a seleção de filmes que o IMS sempre tem na programação semanal. A confortável sala acomoda uma reduzida platéia de espectadores, mas o ambiente é aconchegante.



Imagine filmes clássicos, antigos, como por exemplo os da série Noir. Ou então daqueles ciclos de filmes inesquecíveis.... Iam passar Scarface, com Al Pacino, alguém lembra? Cinéfilos, fiquem atentos!



Mesmo se voce não está a fim de ir a uma sessão de cinema, vale bisbilhotar a biblioteca e quem sabe ainda sair de lá com uma lembrancinha bem valiosa – eu vi cada livro de fotografias que era de babar! E uma vitrine que tinha muitos caderninhos fofos, daqueles de guardar na bolsa para fazer anotações. E até trabalhos em cerâmica, tipo xicarazinhas de café muito charmosas. Prepare o talão de cheques!




Também dá para passar uma tarde inteira só vendo as mostras, fazer um lanche gostoso ( tinha umas empadas e pasteis de forno que me pareciam uma delicia!) e ainda emendar com uma boa leitura à beira da piscina, sentada numa mesinha ao ar livre. Isso em plena Gávea, longe de multidões e barulho.


Instituto Moreira Salles
Rua Marquês de São Vicente 476
Gávea
Tel. 21 3284 7400
http://www.ims.com.br/
abre de terça a sexta das 13h às 20h e sábados, domingos e feriados das 11h às 20h







Bookmark and Share



















Nenhum comentário:

Postar um comentário